quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sábado é dia de “Limpar o Mundo”


Praias são o principal alvo do maior mutirão de despoluição das zonas costeiras  nesse final de semana

Por: Assessoria de Comunicação Ecosurfi

O movimento internacional de despoluição de rios e praias “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up” comemora mais um ano de mobilizações em todo mundo no próximo dia 21. São esperadas mais de 35 milhões de pessoas realizando atividades ambientais, artísticas e culturais nos países participantes nos quatro continentes.

Idealizada para acontecer com a chegada do outono o hemisfério norte com o objetivo de celebrar o término do verão com uma grande limpeza dos ambientes naturais usados nesse período, a campanha coincide com o inicio da primavera no Brasil e já movimenta voluntários por todo o país há mais de 15 anos.

Promovido por diversas instituições que atuam com conservação marinha e políticas públicas no litoral. A ação no Brasil é chamada como o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.

Originalmente, o “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, foi iniciado na Austrália e América do Norte nos anos 80 e, é a maior ação global para limpeza do planeta. O evento já envolveu mais de 35 milhões de pessoas e vem possibilitando mudanças de atitudes e comportamentos em nível local.

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP é um dos movimentos internacionais de meio ambiente mais inspirador e efetivo que existe, por utilizar da mobilização social como instrumento de engajamento popular para conservação e proteção dos recursos naturais.

Neste ano a campanha traz o tema: Nosso Lugar, Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade. A ideia é simples: voluntários vão atuar na limpeza da sua comunidade, transformando o território em um espaço mais agradável e saudável para viver. As limpezas são coordenadas por grupos comunitários, ambientalistas, colégios, escolas, clubes, governos, organizações, empresas e indivíduos dedicados ao cuidado com o Planeta.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA EM RIOS E PRAIAS / DMLRP – Itanhaém 2013

Confirme a participação aqui: http://goo.gl/qa3W7D

Programação: 
Sexta-Feira (20)

Seminário: Vamos Limpar o Mundo
Local: ETEC Itanhaém

Manhã
09h:30 às 11h:30 – Apresentação sobre o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP e Projeto: Rio Itanhaém - Lixo Zero

Noite
21h00 – ECOSURFI - A importância do Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias - DMLRP.
21h20 – COMDEMA - Apresentação sobre o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e suas ações.
21h40 – ONG Pró Mangue – Educação Ambiental através do ecossistema de manguezal.
22h00 – ICMBio – O que é o “Clean Up Dive” ? Exposição de fotos sobre o evento.

Sábado (21)

Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias
Local: Praia dos Pescadores (Prainha)

9h00 – Concentração, inscrição e retirada do kit (camiseta, sacos e luvas)
9h45 – Saudação ao sol e Yoga;
10h00 – Início do mutirão de despoluição costeira;
12h00 – Retorno para o ponto de concentração;
12h30 – Separação dos detritos coletados;
13h00 – Encerramento.

Pontos de limpeza: Praia dos Pescadores até a Gruta Nsª Senhora de Lourdes, Trilha do Morro do Sapucaitava até a Praia da Saudade e Praia do Gaivota.

Realização: Ecosurfi, ICMbio, ETEC – Itanhaem, COMDEMA, PRÓ-Mangue, Projeto Surf Escola – Gaivota, Rotaract – Itanhaém, Muka – Surf and Skate Art, ASSU, Ocean Conservancy e Clean Up The World.

Apoio: Restaurante Tia Lena, Lurds, Allan Petterson Santos & Advogados Associados, Panzer Surf-Shop, Yoga – Hélio Allan, MD Cabeleireiros, Capelinha, Totem Empreiteira, Kroiks, Piano Mar, Pizzaria Milano, Tina Pet-Shop, BCAD, Sinprovesp, Alarmes JL, Banho e Tosa – Pegadas da Kate, Henrimar Imóveis, Gaultéria, Galeria Rosas e Pizzaria Casa da Sogra.

EM CASO DE CHUVA O EVENTO SERÁ TRANSFERIDO

Procure em sua cidade grupos organizados e participe.

Confira as ações do Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP 2013, que contam com a realização ou parceria da Ecosurfi.

Litoral Gaúcho – RS / cidade Imbé – Confirme a participação aqui: http://goo.gl/zB3UQT

Litoral Paulista – SP / cidade Itanhaém – Confirme a participação aqui: http://goo.gl/qa3W7D

  ©Desenvolvimento by Departamento de Comunicação ECOSURFI.

TOPO