quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias 2012


Evento em Itanhaém busca discutir perspectivas de conservação das praias

Na próxima quinta-feira (27) acontece o seminário: Gestão Costeira e Surf Sustentável – Diálogos pós-Rio+20, a partir das 19h na Universidade Metodista – Pólo Itanhaém. A atividade é parte integrante das ações do Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, que é realizado no mês de setembro na cidade desde 2001.

Neste ano em que o mundo discutiu questões relevantes sobre as zonas costeiras durante a Rio+20, o seminário tem como objetivo qualificar o debate sobre a gestão responsável do litoral paulista junto a sociedade. Para subsidiar os participantes com informações técnicas sobre o tema, o evento vai contar com a participação da chefe regional do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Ingrid Maria Furlan Oberg, que vai abordar em sua palestra o tema: Desafios e oportunidades para a sustentabilidade nas cidades costeiras.

Outro mote que o evento promove é a apresentação do processo coletivo realizado pelo Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade (F.B.S.S), que lançou durante a Rio+20, no Pavilhão Azul da Cúpula dos Povos, a Carta das 21 Responsabilidades dos Surfistas. O documento foi construído a partir dos Encontros Livres – Surfando na Rio+20 realizados em sete estados do litoral brasileiro, distribuídos nas regiões norte, nordeste, sudeste e sul.

Para fortalecer o debate, voltando o tema para a comunidade do surf, o seminário ainda conta com a presença na mesa do biólogo e pesquisador doutorando em ecologia vegetal pela Universidade de São Paulo (USP), Olidan Pocius, que na oportunidade vai trazer seus conhecimentos sobre a dinâmica da vegetação costeira e sua importância para a formação das ondas.

Programação - Seminário: Gestão Costeira e Surf Sustentável – Diálogos pós-Rio+20

Dia 27 - Quinta-feira: Universidade Metodista - Pólo Itanhaém

19h - Mesa Redonda – Os desafios e as oportunidades para a sustentabilidade das cidades costeiras
20:30h - Apresentação do projeto: Jundú Vivo - Praia Viva
21h – Exposição da Carta das 21 Responsabilidades dos Surfistas
21:30h – Encerramento

Serviço:
Entrada gratuita
Universidade Metodista de São Paulo – Pólo Itanhaém
End.: Avenida Rua Barbosa, 308 – centro / Itanhaém-SP

Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza em Rios e Praias é um dos maiores e mais efetivos programas destinado à limpeza do nosso planeta e que já envolveu 35 milhões de pessoas em 130 países. Com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ocean Conservancy, a campanha acontece sempre no mês de setembro com a chegada da primavera.

O forte desta campanha no litoral paulista é a participação massiva dos voluntários. A estimativa estadual, de acordo com a coordenação regional, que fomenta a campanha em São Paulo, é de que mais de 5 mil pessoas unam-se nesta mobilização global contra o lixo.

Em Itanhaém a campanha começou em 2001 e já mobilizou centenas de voluntários que conseguiram despoluir grande parte da área costeira da cidade retirando mais de 20 toneladas de detritos dos ambientes costeiros: praias, costões rochosos, trilhas, dunas, ilhas e manguezais.

A programação em 2012 se inicia na quinta-feira (27) com o seminário sobre gestão costeira e no sábado (29), a partir das 9h, serão realizados os mutirões de despoluição da Praia dos Pescadores, Ilha das Cabras, Praia do Cibratel e Praia das Gaivotas.

Neste ano a campanha conta coma parceria da Universidade Metodista – Pólo Itanhaém, Associação Socioambiental Somos Ubatuba – ASSU, Escola Técnica Estadual - ETEC, Corpo de Bombeiros - Salvamar Paulista, Salva Surf, IBAMA – Santos, projeto Salve Oceanos, Fórum Global de Ética e Responsabilidade, Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade, Escolinha Cibra-Surf e Escolinha de Surf do Gaivotas..

Programação – Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias

29 – Sábado:

9hs – Concentração – Praia dos Pescadores – Praia do Cibratel e Praia das Gaivotas
10:30 – Saída para despoluição
12:00 – Triagem dos Materiais Coletados

Serviço:
Camisetas para todos os participantes
Inscrições pelo link: http://migre.me/aQGv9
Maiores informações: joaomalavolta@ecosurfi.org ou 13 3426 8138

  ©Desenvolvimento by Departamento de Comunicação ECOSURFI.

TOPO